ATUALIZAÇÃO _ Esta reportagem foi atualizada às 10h45min do dia 8 de agosto
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove, nesta quinta-feira, uma audiência pública para tratar do programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para as instituições federais de Ensino Superior. A iniciativa é aberta à comunidade e ocorre no Centro de Convenções, no campus sede, localizado no Bairro Camobi.
Assista à transmissão da audiência no portal Farol da UFSM:
VEJA AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES
O auditório lotado por integrantes da comunidade acadêmica ouviu atentamente o pronunciamento do reitor Paulo Burmann e do vice-reitor Luciano Schuch.
Burmann afirmou que a proposta do governo federal foi construída sem "qualquer participação dos reitores de todas as universidades públicas federais". O reitor que está no segundo mandato à frente do comando da UFSM disse que "se vende a imagem de que as universidades produzem pouco e que são perfumarias", o que Burmann ressalvou:
_ Essa não é a realidade e não se aplica essa lógica à UFSM. Não precisamos de um tutor para nos dizer o que fazer. A universidade não pode ser tratada e gerida como uma empresa.
Sobre as organizações sociais, as OS, que teriam protagonismo em uma participação na gestão das universidades, o reitor Burmann entende que a proposta da União traz "um risco aparente ao funcionamento e à autonomia das universidades".
Burmann e o vice-reitor enfatizaram que a audiência pública, desta manhã, se dá com o objetivo de apresentar um substitutivo à proposta do Future-se.
A partir de agora, pelos próximos 90 minutos, será aberto ao público o espaço para manifestações e eventuais questionamentos.
CONSULTA PÚBLICA
Além da participação na audiência pública de hoje, a comunidade também pode contribuir respondendo à Consulta Pública lançada pelo MEC. O questionário pode ser respondido até o dia 15 de agosto e está disponível neste link.
As sugestões e contribuições poderão ser inseridas no projeto de lei que trata do Future-se. O objetivo do MEC é enviá-lo ao Congresso até o final deste mês.